quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ministro descarta ataque de hackers - Apagão no Brasil - Gazeta do Povo

 

Ministro descarta ataque de hackers - Apagão no Brasil - Gazeta do Povo

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, descartou a possibilidade de hackers terem sabotado as redes de transmissão de energia. A hipótese, aventada por repórteres durante entrevista na madrugada de ontem, ecoa reportagem exibida pelo programa de tevê norte-americano 60 Minutes no domingo.

O programa, exibido pela emissora CBS, afirmou que empresas de energia do Brasil sofreram ataques de hackers em 2005 e 2007, causando blecautes no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Segundo a reportagem, que abordou a ameaça de sabotagem virtual em sistemas dos Estados Unidos, agências de segurança americanas estão convictas de que piratas virtuais foram os responsáveis pelas quedas de energia em ambos os casos.

Essa foi a segunda vez em poucos meses que um órgão de im­­prensa americano menciona possível fragilidade virtual no setor energético brasileiro. Em outubro, a revista Wired publicou uma entrevista com um ex-assessor do governo de George W. Bush que também afirmou haver ocorrido ataques ao fornecimento de energia no país.

Para o coordenador do curso de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, Edson Ferlin, é possível sabotar as redes de transmissão de energia usando a internet. “Todo o gerenciamento energético é feito pela web. A rede é protegida por firewalls e outras barreiras de segurança, porém um hacker pode invadir o sistema de uma subestação ou linha de transmissão e, a partir daí, criar um efeito cascata”, explica.

Segundo Ferlin, o Brasil tem tecnologia para prevenir ataques virtuais. “A questão é saber o quanto desse conhecimento é implementado.”

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Brasil será a 5ª maior economia do mundo até 2020, afirma Lula – Fonte: Diário do Grande ABC

 

Brasil será a 5ª maior economia do mundo até 2020, afirma Lula - Diário do Grande ABC

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, em entrevista ao jornal britânico "Financial Times", que o Brasil será a quinta maior economia do mundo até 2020.

“Eu acho que entre 2016 e 2020, no máximo, o Brasil será a quinta economia do mundo. Será uma economia forte, desenvolvida do ponto de vista tecnológico, educacional, e será ainda mais democrática do que é hoje", disse.

Lula reafirmou ainda que a economia brasileira deverá crescer 5% no ano que vem. “Penso que, como temos investimentos em várias atividades econômicas, posso dizer que em 2010 nosso crescimento será de 5% ou mais", assegurou.

A visita de Lula a Londres tem como objetivo atrair investimentos estrangeiros para o País. O presidente foi acompanhado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Leitores do The Guardian escolhem CATARATAS do Iguaçu como melhor destino

 

BRASILTURIS JORNAL - Informativo da Indústria Turística Brasileira

As Cataratas do Iguaçu receberam o título de destino mais lembrado por quase 20 mil leitores do jornal britânico The Guardian, que tem mais de 450 mil exemplares em sua tiragem média diária, pesquisados em concurso sobre as preferências dos leitores no momento de escolher lugares e serviços para suas férias. A pesquisa está disponível no site do diário http://www.guardian.co.uk/travel/2009/oct/20/travel-awards-2009-winners .

O destino na Tríplice Fronteira recebeu o Prêmio Viagem na categoria atrativo internacional. “A escolha dos ingleses, demonstra como Foz está consolidada como destino brasileiro no exterior. As Cataratas sempre ilustram as campanhas publicitárias da Embratur e já é o segundo destino mais visitado por turistas estrangeiros que vêm ao Brasil em busca de lazer”, avaliou Jeanine Pires, presidente da Embratur. A região de Foz do Iguaçu é apresentada como ‘Destino do Mundo’

Na edição do ano passado o vencedor da categoria foi Machu Picchu, no Peru, terceiro colocado em 2009.

Crítica: Distrito 9 | Receita do Sucesso

 

Crítica: Distrito 9 | Receita do Sucesso

Quando anunciaram “Distrito 9″ (District 9) e começaram a surgir os primeiros trailers, criou-se uma expectativa enorme em cima dele, inclusive em mim. Mas vou te falar, antes mesmo de iniciar essa crítica, que o filme não me agradou. Assista ao trailer.

Distrito 9

Vou explicar porque, mas antes, leia a sinopse oficial: “Os alienígenas chegam à Terra como refugiados e se instalam em uma área da África do Sul, o “Distrito 9″, enquanto os humanos decidem o que fazer com eles. A Multi-National United (MNU) é uma empresa contratada para controlar os alienígenas e mantê-los em campos de concentração e deseja receber imensos lucros para fabricar armas que tenham como “matéria-prima” as defesas naturais dos extraterrestres”.

Quando escrevi o post dos filmes mais aguardados do segundo semestre de 2009, apontei este como um dos mais esperados por mim, inclusive, selecionando uma imagem de divulgação dele para ilustrar o artigo. Que decepção.

O filme sempre foi apresentado como um documentário “fake”, o que é uma maneira bem interessante de contar uma ficção científica. E é assim que ele começa, tentando mostrar uma perspectiva bem real do que aconteceria numa situação dessa. Porém, logo aparece o personagem principal Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley) que, todo atrapalhado, dá um toque de humor à tensão política e social apresentada na trama. Então você pensa por alguns minutos: “bacana, vai ser um filme com momentos de humor, leve”.

 

De repente, “Distrito 9″ toma a forma de uma ficção científica ordinária, e o tom sério enfim toma conta da projeção. Seguindo em frente, o filme toma outra forma, de uma ação desenfreada, até chegar a níveis absurdos (foi a melhor definição que achei), no seu clímax.

No fim, parece que “lembraram” da proposta de ser um “documentário” e retomaram essa narrativa nos minutos finais, para terminar o filme sem nenhum sentido. E quando falo sem nenhum sentido, não é apenas aquela estratégia muito usada para deixar margem a uma continuação. Ele termina de forma escrota, mesmo.

Concluindo, é um filme que não se decidiu sobre a forma que  ele queria ser apresentado. Eles pegaram uma premissa super inteligente, envolvendo questões como apartheid e tudo mais, para em seguida transformar tudo num sci-fi pervertido e insano. Tenho certeza que eu iria gostar dele, se eles tivessem escolhido apenas um dos elementos do filme e implementado do começo ao fim, seja a ação, o “documentário”, ou até mesmo o humor. Mas como ficou tudo junto e misturado, não recomendo.

Correio Braziliense - Economia - Serasa afirma que crédito deve começar a ficar mais restrito

 

Correio Braziliense - Economia - Serasa afirma que crédito deve começar a ficar mais restrito

Publicação: 22/10/2009 12:26 Atualização: 22/10/2009 12:29

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Atividade Econômica ficou estável em agosto após uma sequência de sete altas consecutivas. Segundo avaliação da Serasa, essa estabilização significa que ao longo dos próximos seis meses a economia brasileira irá assumir uma trajetória de recuperação.
A perspectiva é de que se for confirmada essa recuperação no decorrer do próximo ano, o Produto Interno Bruto (PIB, soma de tudo que produzido no país) convirja para um taxa de crescimento anual de 5%.
A análise prevê ainda o desmonte do aparato fiscal anti-crise e o fim do ciclo de relaxamento monetário. Por causa dessas dinâmicas, a Serasa afirma que nos próximos meses haverá uma desaceleração no ritmo de concessões reais de crédito aos consumidores.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

NASA finalmente observa poeira do impacto lunar

 

NASA finalmente observa poeira do impacto lunar | Soda Limão – Espremendo Informação

49900425

Em 9 de Outubro o foguete Centaur, da NASA, foi lançado contra a cratera Cabeus

Em 9 de Outubro o foguete Centaur, da NASA, foi lançado contra a cratera Cabeus, na Lua, seguido pela sonda LCROSS. A missão era lançar um impacto contra a cratera com força para criar uma explosão de poeira e esperava-se que a LCROSS capturasse diferentes tipos de imagens dela. O objetivo era investigar se existia água abaixo da superfícia da Lua, mas imagens iniciais mostravam que a LCROSS não foram muito promissoras.

No entanto, a NASA divulgou imagens melhores que mostram algum tipo de poeira se desenvolvendo alguns segundos depois do impacto do foguete Centaur. Com isto, a NASA tem os dados para começar a trabalhar se realmente há uma camada de gelo na Lua.

As imagens foram tiradas por uma sonda viajando logo atrás do foguete Centaur, que também se chocou contra o solo lunar. Os cientistas esperavam que o impacto levantaria uma poeira gigantesca de 10 km, permitindo aos cientistas analisarem o material. Mas nada especial foi visto por observadores na Terra nem mesmo pelo Telescópio Hubble.

A equipe de cientistas da LCROSS vai continuar a analisar e verificar dados coletados pelos impactos da LCROSS. Qualquer nova informação será lançada logo que possível.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Chuvas no Paraná deixam um morto, destróem parreirais e arrancam asfalto - O Globo

 

Chuvas no Paraná deixam um morto, destróem parreirais e arrancam asfalto - O Globo

CURITIBA - Temporais que atingiram o Paraná entre domingo e a manhã desta segunda-feira deixaram um morto na cidade de Londrina, arrancaram asfalto e destruíram parreirais. Em Londrina, a chuva ocorreu no domingo e os ventos chegaram a 90 km por hora. Um jovem de 17 anos morreu durante o vendaval.

O vento fez o portão de uma das saídas de um supermercado entortar. O estacionamento ficou obstruído. Ninguém ficou ferido. Árvores caíram em ruas e sobre casas e sobre a rede elétrica. A cidade já estava em estado de emergência desde a semana, por causa de temporais na quinta-feira.

Na manhã desta segunda, a chuva provocou estragos em diversos municípios da região Noroeste do estado. Em Loanda, a 160 km de Maringá, parte do asfalto de uma avenida foi arrancada. Em Jandaia do Sul, a 45 km de Maringá, parreirais de pelo menos 25 produtores rurais foram danificados.

Em Loanda, o temporal começou por volta das 7h e, de acordo com a Defesa Civil, mais de 50 famílias foram prejudicadas. Uma delas precisou quebrar as paredes dos quartos para escoar a lama que invadiu a residência. Foram montados mutirões para limpar as casas nas quais o barro entrou.

O asfalto arrancado em Loanda só poderá ser arrumado quando a chuva cessar

A avenida que teve o asfalto arrancado está interditada e, até que a chuva não cesse, não poderá ser consertada. A via dá acesso ao bairro mais atingido pela chuva e está cheia de buracos.

Em Jandaia do Sul, uma chuva de granizo de 10 minutos danificou parreiras de pelos menos 25 produtores da região - a cooperativa local tem 30 associados. Doze horas depois do incidente, as pedras de gelo, que chegavam a ter o tamanho de um ovo, ainda não haviam derretido. Mesmo as parreiras que não caíram foram danificadas.

Estragos também no Distrito Federal, São Paulo e Goiás Chuva abre cratera na Rodovia Raposo Tavares. Foto: Reprodução da TV Globo

Em São Paulo, a Rodovia Raposo Tavares, principal ligação do estado com o Mato Grosso do Sul, está totalmente interditada na altura do km 603, em Santo Anastácio, a 589 km da capital paulista. A chuva de domingo destruiu o asfalto e abriu uma cratera na rodovia. O buraco tem cerca de cinco metros de profundidade. Os motoristas são obrigados a fazer um desvio que aumenta o percurso em mais de cem quilômetros.

A chuva forte da tarde de domingo provocou estragos também em vários pontos do Distrito Federal . A água caiu com força em Samambaia. Na W3 Norte, na descida da 710, a água quase cobriu dois carros. Os bombeiros tiveram que puxar e empurrar os veículos para um lugar seguro. Os motoristas ficaram assustados. A água entrou no bueiro no meio da pista. O trânsito teve que ser desviado.

A chuva também provocou muitos estragos em Vicente Pires. Na Colônia Agrícola Samambaia e na Vila São José o forro de um prédio caiu e os muros de algumas residências desabaram.

A capital de Goiás, Goiânia, também teve ruas alagadas por causa da chuva da tarde de domingo . A Defesa Civil da cidade registrou três ocorrências mais graves por causa do temporal. A região mais tingida pela chuva foi a região noroeste da capital. Várias casas e ruas no Jardim Nova Esperança ficaram alagadas. Uma casa no Bairro São Francisco corre risco de desabamento. Não houve feridos.

sábado, 17 de outubro de 2009

Jornal Agora - O Jornal do Sul - Mundo

 

Jornal Agora - O Jornal do Sul – Mundo

Israel rejeitou como "injusta" a aprovação do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) do relatório Goldstone, que acusa o país e o movimento islâmico palestino Hamas de cometer crimes de guerra na ofensiva contra a faixa de Gaza entre dezembro do ano passado e janeiro. A aprovação pode levar o texto para o Conselho de Segurança da ONU, que poderá votar uma resolução contra Israel e o Hamas.
"Israel rejeita a resolução parcial adotada hoje, em Genebra, pelo CDH da ONU, e pede que todos os Estados responsáveis também o repudiem", afirma um comunicado divulgado pelo Ministério de Relações Exteriores israelense. Dos 47 países que formam o Conselho, 25 apoiaram a resolução sobre o relatório Goldstone, apenas seis a rejeitaram e 11 se abstiveram.
O Conselho de Direitos Humanos aprovou o documento após dois dias de debate em uma sessão extraordinária para discutir o relatório, a pedido da Autoridade Nacional Palestina e com o apoio da Organização da Conferência Islâmica, dos Países Não Alinhados e os Estados africanos.
O relatório Goldstone apontou a ocorrência de crimes de guerra por parte de Israel e do Hamas durante os 23 dias da operação que causou a morte de 1.400 palestinos, em sua maioria civis. O documento afirma que Israel fez uso desproporcional da força e violou o direito humanitário internacional. O texto porém pondera que o lançamento de foguetes caseiros pelos insurgentes palestinos - que motivaram a operação, segundo versão do governo de Israel - também configura crime de guerra.

Parque em Foz do Iguaçu bate recorde de visitas diárias - Estadao.com.br

 

Parque em Foz do Iguaçu bate recorde de visitas diárias - Estadao.com.br

EVANDRO FADEL - Agência Estado

CURITIBA - O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, bateu o recorde de visitantes em um único dia, no domingo. Passaram pelas catracas que dão acesso ao parque 12.388 turistas. Antes disso, o recorde tinha sido verificado em 14 de novembro de 2004, com 10.901 pessoas.
No parque ficam as Cataratas do Iguaçu, que está entre as 28 finalistas da pesquisa global para se estabelecer as sete maravilhas da natureza. Além das Cataratas, o Brasil também concorre com a Amazônia.
Nos três dias do feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, 24.194 pessoas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu. "Foi uma surpresa positiva", disse o chefe do parque, Jorge Pegoraro. A expectativa era de que o número chegasse a 20 mil.
Entre os visitantes, 70% foram brasileiros, outra surpresa, porque normalmente a divisão é meio a meio. Segundo Pegoraro, havia ainda um grande número de argentinos, pois também no país vizinho era feriado - Dia da Raça.
Quem procurou esse destino turístico não se decepcionou, porque as chuvas garantem a vazão das cataratas em torno de 2 milhões de litros por segundo, cerca de 500 mil litros acima do normal. De acordo com Pegoraro, algumas razões explicam a grande procura, como o trabalho de divulgação que tem sido feito há dois anos, com o lema Foz do Iguaçu - Destino do Mundo, e o clima mais aquecido, que afasta um pouco o temor da gripe suína. "Deve dar uma reagida para o fim do ano", acredita o chefe do parque.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

G1 > Brasil - NOTÍCIAS - Fique atento ao início do horário de verão

 

G1 > Brasil - NOTÍCIAS - Fique atento ao início do horário de verão

O horário de verão este ano  começa à 0h de domingo, 18 de outubro, e vai até a 0h de 21 de fevereiro de 2010. Os relógios terão de ser adiantados em uma hora. A partir deste ano, a medida vigora em uma data fixa, conforme prevê decreto sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A mudança de horário só vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Cuidados nos aeroportos

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, fica normalmente fechado entre 23h e 6h, por isso, não será afetado pela mudança.

No Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, que funciona 24 horas, os voos depois da meia-noite sairão já no horário novo. A Infraero recomenda aos passageiros que verifiquem os horários dos voos com as respectivas companhias aéreas.

Atenção nas rodoviárias

A Socicam, empresa que administra as rodoviárias do Tietê, Barra Funda e Jabaquara, informou que os ônibus cujas partidas estão programadas até as 23h59 do sábado (17) sairão normalmente, obedecendo ao horário antigo.

Os ônibus cujas partidas estão previstas a partir da 1h de domingo (18) sairão obedecendo ao novo horário. Não haverá passagens com horário de embarque entre 0h e 0h59 de domingo.

G1 > Vestibular e Educação - NOTÍCIAS - Em 16 estados, salário de professores do ensino básico é inferior à média nacional

 

G1 > Vestibular e Educação - NOTÍCIAS - Em 16 estados, salário de professores do ensino básico é inferior à média nacional

Levantamento realizado pelo G1 a partir de informações do Ministério da Educação (MEC) mostra que os professores da rede básica de educação de 16 estados recebem salário inferior à média nacional, de R$ 1.527 mensais. (A primeira versão desta reportagem dizia que os salários eram menores em 15 estados. O texto já foi corrigido.)

Os professores do Distrito Federal são os mais bem remunerados – R$ 3.360, mais que o dobro da média brasileira. O Brasil tem 1,7 milhão de professores na rede básica de ensino.

Os números se referem a 2008 e estão em um levantamento elaborado pelo MEC sobre a folha de pagamento média de professores das redes públicas municipal e estadual nos 26 estados e no Distrito Federal. Os valores já incluem gratificações.


Números se referem a 2008 e estão em um levantamento elaborado pelo MEC sobre a folha de pagamento média de professores das redes públicas municipal e estadual nos 26 estados e no Distrito Federal

Em 2003, a média nacional era de R$ 994, o que revela um crescimento de R$ 53,6% na renda dos professores nos últimos cinco anos. Em relação a 2003, quando 19 estados remuneravam seus professores com valores inferiores à média nacional, houve uma pequena melhora dos salários.
O levantamento do MEC sobre a folha de pagamento dos educadores também mostra que o professor de Pernambuco é o profissional que recebe a pior remuneração: R$ 982. Em comparação com os R$ 3.360 mensais de média recebidos pelos professores do Distrito Federal, a diferença é de 242%.
Há cinco anos, os professores do Piauí, com R$ 539, tinham a pior remuneração, enquanto os profissionais de Pernambuco recebiam R$ 701. De 2003 até 2008, os educadores do Piauí viram a sua remuneração dobrar – hoje é de R$ 1.105 – enquanto os profissionais pernambucanos tiveram apenas R$ 281 de aumento.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ataques contra polícia do Paquistão matam 31 - Abril.com

 

Ataques contra polícia do Paquistão matam 31 - Abril.com

Por Mubasher Bukhari

LAHORE, Paquistão (Reuters) - Militantes lançaram na quinta-feira vários ataques no Paquistão, matando 31 pessoas depois de uma semana de violência que deixou mais de cem mortos.

Os ataques à polícia em Lahore, capital da província do Punjab, e um carro-bomba em Kohat, no noroeste do país, coincidem com rumores sobre uma ofensiva militar contra o Taliban na região do Waziristão do Sul, fronteira com o Afeganistão.

Mais tarde, a explosão de um carro bomba ativado por controle remoto num bairro habitado por funcionários públicos em Peshawar (noroeste) matou uma criança e feriu cerca de 12 pessoas, segundo a imprensa e um membro da equipe de resgate. A causa ainda não foi esclarecida.

Os incidentes, dias depois de um ousado ataque contra a sede do Exército em Rawalpindi, salientam o risco representado por militantes no Punjab, a província mais importante do país em termos políticos e econômicos.

"Primeiro a província da Fronteira (Noroeste) esteve na linha de frente, agora eles estão fazendo seus jogos no Punjab", disse o ministro do Interior, Rehman Malik, a uma TV.

O governo diz que a maioria dos atentados no país é tramada no Waziristão do Sul pelo Taliban, eventualmente com a ajuda de grupos militantes do Punjab.

Os EUA pressionam o Paquistão para que reprima a militância islâmica, num momento em que Washington cogita o envio de reforços para o vizinho Afeganistão.

Dez pistoleiros, alguns deles adolescentes, foram mortos nos ataques a três delegacias de polícia em Lahore. Sete pessoas, inclusive um militante armado, foram mortos na sede regional da Agência Federal de Investigações. Um militante fugiu, e outro foi preso, segundo autoridades.

Em março do ano passado, um carro-bomba no mesmo local matou 21 pessoas.

Os militantes também atacaram dois centros de treinamento de policiais, um dos quais já havia sido alvo neste ano.

Onze policiais, seis deles recrutas, e quatro pistoleiros morreram no centro de treinamento de Manawa, segundo a polícia. Três militantes se explodiram.

Na outra academia, um policial, um civil e cinco atiradores morreram. Três homens-bomba morreram na explosão, e dois outros, sendo um com cerca de 16 anos, foram abatidos por franco-atiradores, segundo a polícia.

(Reportagem adicional de Augustine Anthony)

Nas Cataratas, vazão e visitação recordes - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

 

Nas Cataratas, vazão e visitação recordes - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Foz do Iguaçu - O principal atrativo turístico do Paraná conseguiu, durante o fe­­riadão de Nossa Senhora Apare­­cida, sua maior bilheteria em um único dia desde 1980. No do­­mingo, 12.388 pessoas passaram pelos portões do Parque Nacional do Iguaçu – no fim de semana prolongado, o local recebeu 24.194 turistas e moradores da região. O recorde anterior havia sido registrado no dia 14 de novembro de 2004, quando 10.901 pessoas passaram pelos portões da reserva.

O tempo ajudou a criar o ce­­nário ideal para o aumento da visitação, batendo um outro recorde para o ano. Com os reservatórios cheios há mais de um mês, as hidrelétricas da Bacia do Iguaçu estão tendo de escoar o excedente de água acumulado em função das chuvas registradas no Paraná desde meados de setembro. As precipitações que atingiram a Região Central do estado no fim de semana fizeram com que a vazão nas Cata­­ratas do Iguaçu atingisse ontem a maior marca do ano: 9,26 mil metros cúbicos de água por segundo. Apesar do volume quase sete vezes maior que o normal, para a alegria dos turistas as passarelas que levam à Garganta do Diabo não precisaram ser in­­terditadas.

A segunda maior marca deste ano foi anotada no dia 24 de se­­tembro, quando a vazão chegou a 7,9 mil m3/s, às 18h30. “O grande volume de chuva das últimas semanas tem mantido a capacidade dos reservatórios das usinas praticamente no limite. Nes­­sas condições, os vertedouros são abertos para liberar a sobra do que não será usado na geração de energia elétrica”, explica Adro­­aldo Goulart de Oliveira, técnico em Hidrologia do Departamento de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Copel.

De acordo com os dados do monitoramento hidrológico do Rio Iguaçu, a vazão do vertedouro da Usina de Salto Caxias, na ordem a primeira do leito principal e com a maior capacidade de produção instalada, começou a verter no dia 13 de setembro com uma média de 300 m3/s.

No dia 29, atingiu o pico, com 4,1 mil m3/s. Nos últimos três dias, a vazão na foz do Rio Cho­­pim, o afluente mais importante do Iguaçu, saltou de 314 para 987 m3/s. Nas Cataratas, a vazão quase triplicou em apenas 12 horas.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Van do Google teria flagrado homem que manteve jovem refém por 18 anos

Um leitor do popular blog “Boing Boing” alertou a página sobre um possível percurso feito pelo sequestrador Phillip Garrido atrás da van do Google responsável pelo serviço de mapas Street View, que mostra ruas de diversas cidades do mundo. Garrido é acusado de ter mantido Jaycee Lee Dugard, hoje com 29 anos, em cativeiro durante 18 anos.

O homem de 58 anos está detido enquanto aguarda investigações sobre o sequestro de Dugard em 1991, quando ela tinha 11 anos, e sobre os supostos abusos sexuais que levaram a menina a dar à luz duas filhas -- uma de 15 anos e outra de 11.

Para acompanhar a suposta perseguição, o internauta deve acessar essa página, onde fica a casa do seqüestrador, em Antioch, Califórnia – a vista aérea mostra barracas e pequenas construções, onde Jaycee e as meninas passaram a maior parte de suas vidas.

Em seguida, deve acessar o modo Street view (clicando no bonequinho laranja no canto superior esquerdo) para conferir como o furgão estacionado na casa de Garrido sai do local e segue a van do Google por pelo menos seis quarteirões. “Era ele no furgão? É possível que tenha visto o carro do Google, se apavorado com a possibilidade de ser vigiado e ter seguido o veículo? Talvez, talvez não (...) Mas é a coisa mais horripilante que já vi no Google Street View”, escreveu o blogueiro Xeni Jardin.

No serviço de imagens Flickr, o blogueiro criou uma sequencia de fotos que mostram o percurso percorrido pelo automóvel que sai da casa de Garrido.

‘Ternura’

O sequestrador classificou sua relação com a refém de 'terna' e explicou que dormia todas as noites na mesma cama com a sequestrada e as duas meninas.
"Vocês vão descobrir que a história de maior impacto provém da testemunha, da vítima, por isso melhor esperar", afirmou Phillip Garrido em uma entrevista por telefone, dada logo depois de sua prisão, ao canal local KCRA.


"O que me manteve ocupado nos últimos anos é que mudei completamente de vida", acrescentou Garrido. "Vocês vão cair de costas, pois vão descobrir que a história é mais impactante e terna. Esperem só", insistiu. "Tive essas meninas [com Jaycee Dugard]. Elas dormiam em meus braços todas as noites desde que nasceram", contou ainda.

Investigação

Phillip Garrido foi detido pelo FBI junto com sua mulher Nancy, 54 anos. O caso foi descoberto puramente por acaso, em função da investigação de um outro crime.

O xerife adjunto do condado de El Dorado, Fred Kollar, contou detalhes sobre o calvário da jovem americana, destacando que ela estava "bem de saúde". "Mas viver trancada durante 18 anos causa algum tipo de destruição".
Nenhuma das filhas de Jaycee já foi à escola ou ao médico: elas foram mantidas completamente isoladas. "Tudo foi feito para privar as vítimas de qualquer contato externo", observou o xerife adjunto. "Um dos abrigos era inteiramente isolado e podia ser aberto somente pelo lado de fora".

Prisão

Garrido, que estava em liberdade condicional, era condenado por estupro e sequestro, cometidos em 1971. Ele está na lista americana de delinquentes sexuais.

Garrido foi denunciado por seu comportamento suspeito, enquanto distribuía folhetos religiosos na Universidade da Califórnia. Seu agente da condicional o convocou e compareceu ao encontro acompanhado das duas crianças, de sua mulher e da jovem americana, que ele apresentou pelo nome "Allissa".



O agente, que já havia ido à casa de Garrido, nunca tinha visto "Allissa" e as duas meninas. "Ele pensou que estas pessoas eram suspeitas", indicou Kollar. Na confusão, avisou a polícia, que interrogou "Allissa", descobrindo o caso.



A mãe de Jaycee Dugard e seu padrasto, hoje separados, vivem no sul da Califórnia. A mãe encontrou sua filha horas depois da revelação do caso. "Eu tinha perdido toda esperança", afirmou Probyn à ABC News, chorando muito.



O irmão mais velho do sequestrador, Ron Garrido, 65 anos, explicou ao San Francisco Chronicle que estava chocado, mas não espantado com o comportamento de seu irmão mais novo. "Eu conheço meu irmão e acho que ele pode ter feito isso. Ele é completamente louco". Ele também caracterizou Nancy Garrido como um "robô" que estava completamente sob o controle do marido e fazia tudo que ele mandava sem questionar.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1288091-6174,00-VAN+DO+GOOGLE+TERIA+FLAGRADO+HOMEM+QUE+MANTEVE+JOVEM+REFEM+POR+ANOS.html

México tenta retirar moradores de região ameaçada pelo furacão Jimena

Equipes de emergência e bombeiros tentam nesta terça-feira (1º) retirar milhares de pessoas que insistem em permanecer em suas casas na região mexicana da Baixa Califórnia, ameaçada pelo poderoso furacão Jimena.



O furacão, de categoria 5, o máximo da escala, avança sobre a região com ventos de 250 km por hora e deve chegar à península na tarde desta terça. As autoridades alertaram a população a deixar suas casas. Favelas da região estão ameaçadas e, segundo as equipes de resgate, cerca de 10 mil pessoas se recusam a sair.



"Pela sua segurança e de sua família, entre no veículo ou vá para o abrigo mais próximo", dizia o bombeiro Ricardo Villalobos no alto-falante enquanto percorria as ruas da favela de Colonia Obrera. De acordo com a agência de notícias Associated Press, muitas pessoas temem que suas poucas posses sejam roubadas se eles sairem. O governo alertou que as pessoas que se recusarem a sair serão retiradas a força.



Grande parte da Baixa Califórnia é formada de deserto e montanhas pouco povoadas, mas Los Cabos é uma movimentada área de resorts frequentada por turistas americanos por seus campos de golfe, hotéis de alto nível, praias e iates.



O Centro de Furacões dos EUA prognosticou enchentes e alertou: "Os preparativos para proteger vidas e propriedades devem ser agilizados para serem concluídos."


Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1287876-5602,00-MEXICO+TENTA+RETIRAR+MORADORES+DE+REGIAO+AMEACADA+PELO+FURACAO+JIMENA.html

Rússia recorda o quinto aniversário do ataque à escola de Beslan

Os sobreviventes e os parentes e amigos das vítimas do sangrento sequestro na escola de Beslan lembram nesta terça-feira (1º) o quinto aniversário do drama, enquanto o Cáucaso russo enfrenta uma nova onda de violências orquestradas pela guerrilha islamita.



Com flores nas mãos, centenas de habitantes desta pequena cidade da Ossétia do Norte se reuniram em frente às ruínas da escola Número 1, onde, há cinco anos, um comando de separatistas pró-chechenos manteve quase mil de pessoas como reféns durante três dias.



Mas os familiares e amigos das mais de 330 vítimas, entre elas mais de 180 crianças, lamentam que as autoridades ainda não tenham tirado as lições desta tragédia e que nenhuma investigação independente tenha esclarecido as circunstâncias da tomada de reféns e da intervenção policial, desordenada, segundo inúmeros testemunhos
"Há cinco anos, após Beslan, achamos que o mundo devia mudar", declarou à AFP Valentina Ostani, acompanhada de seu filho e de seu sobrinho.



"Mas depois de tantos anos, vemos que nada mudou. Ainda temos medo de mandar nossas crianças para a escola porque há atos terroristas cada vez mais horríveis no Cáucaso do Norte", acrescentou.



Se este sequestro e seu desfecho sangrento marcaram o início de uma série de vitórias de Moscou contra os separatistas - principalmente com a morte em 2006 de seu organizador, o chefe de guerra Shamil Bassaiev -, a insurreição que abala o Cáucaso russo iniciou uma segunda fase de atos violentos há alguns meses.



Ainda nesta terça-feira, um atentado suicida, o oitavo em três meses, deixou um morto, um agente de alfândegas, e 13 feridos no Daguestão. Desde junho, nada menos que 259 pessoas morreram no Cáucaso russo, delas 109 policiais e militares e 110 supostos insurgentes, segundo contagem da AFP.



As cerimônias desta terça-feira em Beslan começaram ao som dos sinos da escola às 09H15 (05H15 GMT), hora exata do início do sequestro. Taimouraz Mamsourov, o presidente da Ossétia do Norte, cujos dois filhos sobreviveram à tomada de reféns, participou da cerimônia.



A organização A voz de Beslan, que reúne as famílias das vítimas, vai realizar uma vigília de três dias em frente à escola.



Mas no resto da Rússia, não há previsão de nenhuma comemoração. O presidente russo, Dmitri Medvedev, não fez qualquer menção à tragédia em uma declaração de volta às aulas, que é divulgada tradicionalmente em 1º de setembro na Rússia.



Em Beslan, em memória às vítimas, os estudantes voltarão às aulas apenas no sábado.



Esta região foi palco de violências frequentes desde à queda da URSS, com principalmente duas guerras na Chechênia, e a Rússia conheceu diversas ondas de atentados organizados por militantes separatistas do Cáucaso e islamitas.



Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1288129-5602,00-RUSSIA+RECORDA+O+O+ANIVERSARIO+DO+VIOLENTO+SEQUESTRO+NA+ESCOLA+DE+BESLAN.html

Incêndio na Califórnia vai prosseguir por duas semanas

As chamas que afetam o sul da Califórnia nesta terça-feira, isolando pelo menos cinco pessoas, devem permanecer fora de controle por mais duas semanas, alertaram os bombeiros.

"Este é um incêndio furioso. Até que as condições climáticas não sou muito otimista", declarou Mike Dietrich, comandante do Serviço Florestal dos Estados Unidos, ao jornal Los Angeles Times.

O incêndio provocou a morte de dois bombeiros no domingo e as equipes de resgate lutam para resgatar cinco pessoas isoladas pelas chamas. Quase 10.000 pessoas foram evacuadas de suas casas.

O fogo já destruiu 42.612 hectares de floresta seca no norte de Los Angeles e segue em propagação, segundo as autoridades.

Mais de 3.600 bombeiros combatem as chamas, que afetam a região há uma semana, que provocam uma espessa nuvem de fumaça em direção à cidade de Los Angeles e Las Vegas, ao leste.

O incêndio afeta uma antena de telecomunicações que pertence a várias redes de televisão, rádio, operadoras de telefones celulares e várias agências governamentais no Monte Wilson.

O vale de San Gabriel, ao leste de Los Angeles, registra um recorde de calor e baixa umidade, com temperaturas de quase 40 graus Celsius. A região permanece em alerta vermelho.

Um dos fatores chaves na expansão do fogo é que a maior parte da região em risco está coberta por uma vegetação que não passa por algo similar há 40 anos, o que deixa a área mais vulnerável às chamas.












Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/09/01/incendio+na+california+vai+prosseguir+por+duas+semanas+8200972.html